INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional
noiva

Aluna do Senac Piracicaba conquista o 2º lugar em premiação nacional de segurança no trabalho

Aluna do Senac Piracicaba conquista o 2º lugar em premiação nacional de segurança no trabalho

Cecilia Pasuch desenvolveu projeto que amplia a segurança dos trabalhadores que atuam na coleta de resíduos urbanos

A DuPont anunciou, na última semana, os vencedores do Prêmio Saúde e Segurança do Trabalhador, que é promovido anualmente pela multinacional no Brasil. Na categoria Projeto Estudante, Cecília Pasuch, aluna do Senac Piracicaba, conquistou a segunda colocação com um estudo que identificou os riscos aos quais os trabalhadores que atuam na coleta de resíduos urbanos estão expostos.

Com indicações para a melhoria, prevenção e redução de acidentes, o trabalho utilizou como base uma empresa de limpeza urbana da cidade de Saltinho-SP. Por meio de pesquisas de campo e acompanhamento do dia a dia dos funcionários, a estudante elaborou um guia de segurança que auxiliará na manutenção da integridade desses profissionais.

Feliz com o resultado, a aluna explicou o conceito do projeto premiado. “A rotina desses trabalhadores é cercada de riscos. Para minimizá-los, o que fiz foi mapear os principais problemas e indicar soluções plausíveis, como o uso de luvas de segurança com maior resistência a cortes por lâminas e perfurações, como indicado na Norma Reguladora 37 (NR 37) do Ministério do Trabalho”.

Atualmente, no segundo ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Cecília decidiu participar da premiação após assistir a uma palestra na unidade“Sempre me atentei para o trabalho dos garis e, com a capacitação, pude focar nos riscos e nas normas que regem a profissão. Durante esse estudo, assisti uma apresentação no Senac sobre cases da DuPont e neste momento surgiu a ideia de fazer um trabalho na área da limpeza urbana”, revela a estudante, que  pretende agora ingressar em empresas do setor.

Sobre o Prêmio

O Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador tem como objetivo reconhecer as organizações que mais investiram e inovaram em gestão de segurança e saúde do trabalhador. A disputa ocorre anualmente e é dividida em quatro categorias: Projeto Estudante, Corte e Abrasão, Proteção Térmica e Proteção Química.

Este é o quarto prêmio conquistado por alunos do Senac Piracicaba na premiação, que é referência na área. Em anos anteriores, além de um quarto lugar, projetos desenvolvidos na instituição venceram a categoria Projeto Estudante em outras duas ocasiões.

 

Curso técnico

O curso Técnico em Segurança do Trabalho da unidade está com inscrições abertas para 2018, com aulas previstas para começar em fevereiro. Integrado atividades teóricas e práticas, a capacitação forma profissionais para atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, contribuir para a manutenção da saúde e integridade física dos funcionários e também incentiva a participação dos mesmos em iniciativas como a da DuPont.

O portfólio completo de cursos do Senac Piracicaba está disponível no Portal Senac: www.sp.senac.br/piracicaba. No endereço, também é possível efetivar a inscrição nas qualificações. Mais informações pelo e-mail piracicaba@sp.senac.br.

 

Serviço:

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Data: de 2 de fevereiro de 2018 a 17 de julho de 2019.

Horário: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

 

Senac Piracicaba

Endereço: Rua Santa Cruz, 1148 - Bairro Alto

Informações: www.sp.senac.br/piracicaba

Voltar