INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional

Designer de interiores do Senac dá dicas para decoração em ambientes pequenos

Designer de interiores do Senac dá dicas para decoração em ambientes pequenos

 

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local

Tendência no mercado imobiliário, os apartamentos pequenos e condomínios clubes têm se tornado cada dia mais presentes no interior. A opção de imóveis compactos acompanha o mercado mundial de grandes metrópoles como Tóquio e Nova York, onde há uma grande defasagem na relação entre população e terrenos destinados a moradias. De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o número de apartamentos compactos, com metragem até 45 m², cresceu 1.700% em cinco anos. 

Apesar das dimensões restritas, um ambiente devidamente projetado por profissional pode deixar o espaço mais amplo, funcional e prático, por isso é crescente a busca por designer de interiores.  “Vivemos em áreas cada vez menores e tudo indica que esta é uma tendência que veio para ficar. A solução é aprender a viver bem em poucos metros. Bons projetos de arquitetura e de decoração, seja para morar ou trabalhar, são a melhor forma de obtermos ótimas soluções de disposição e aproveitar cada centímetro de um pequeno imóvel. Planejar, sem dúvida, é essencial”, afirma a docente de design de interiores do Senac Piracicaba, Roberta Crocomo Tozzi.

Roberta orienta que é preciso seguir alguns critérios para decorar apartamentos com pequena metragem, como evitar móveis grandes e pesados, objetos sem utilidade e muitas divisórias. As áreas precisam estar preparadas para receber os móveis e objetos de decoração, sem que a circulação seja prejudicada. “Circulação é um fator fundamental”, frisa.

 

A docente explica que em plantas com metragem limitada, o ideal é usar móveis e objetos de decoração que criam a sensação de amplitude.  Vale a pena realizar um estudo para o uso adequado de materiais.

Roberta ensina alguns truques para ampliar o espaço como optar por cores claras nos revestimentos e o branco no teto; integrar os ambientes, mas sem tirar a privacidade dos usuários; explorar ao máximo a iluminação natural; em áreas estreitas, usar armários com portas de correr e prateleiras internas.

Outra dica é apostar em peças de design leve. “Uma opção são as peças em vidro, que não criam barreiras visuais, escolher móveis modulares e com múltiplas funções Usar móveis embutidos e feitos sob medida são recomendados para aproveitar melhor o espaço”, afirma.  O espelho continua sendo um ótimo recurso para ampliar espaços e a sensação de luminosidade, explica a docente do curso Técnico em Design de Interiores.

Para ela, um bom projeto de interiores pode influenciar na qualidade de vida dos usuários. “Pensar em cada detalhe e usar soluções versáteis permite realizar várias atividades, como cozinhar, descansar, trabalhar e receber amigos. O desafio é conseguir priorizar as necessidades do dia a dia, sem perder a originalidade e o charme”, destaca.

 

Para quem pretende seguir carreira na área, o Senac Piracicaba está com inscrições abertas para o Técnico em Design de Interiores e cursos livres como Decoração Prática, Desenho Técnico, Iluminação Residencial, Planejamento para Acompanhamento em Obras de Design de Interiores.

Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/piracicaba, na unidade ou pelo telefone (19) 2105-0199.

 

Serviço: 

Técnico em Design de Interiores

Data: 30 de agosto de 2016 a 26 de maio de 2018

Horário: terça, quinta e sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Data: 13 de setembro de 2016 a 7 de dezembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Decoração Prática

Data: 3 de agosto a 21 de setembro de 2016

Horário: quarta e sexta-feira, das 8 às 12 horas


Desenho Técnico

Data: 20 de agosto a 8 de outubro de 2016

Horário: sábado, das 8 às 12 horas

Data: 21 de novembro a 13 de dezembro de 2016

Horário: segunda e terça-feira, das 13h30 às 17h30

 

Iluminação Residencial

Data: 15 de outubro a 26 de novembro de 2016

Horário: sábado, das 8 às 12 horas

 

Planejamento para Acompanhamento em Obras de Design de Interiores

Data: 1 de agosto a 19 de setembro de 2016

Horário: segunda, das 8 às 12 horas

Voltar