INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional

Encontro Empresarial (Piracicaba)

William Waack faz palestra sobre economia no Encontro Empresarial de Piracicaba 

Evento inédito na cidade é realizado pelo Simespi e Sindicato dos Metalúrgicos 

O jornalista William Waack é um dos destaques entre os importantes palestrantes do Encontro Empresarial de Piracicaba (SP). O apresentador do Jornal da Globo e do GloboNews Painel ministrará a palestra “Cenário Econômico Brasileiro e Internacional”, com ênfase na crise nacional. Exclusivo para convidados, o evento inédito na cidade ocorrerá no dia 18 de maio, das 9h às 17h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A programação completa pode ser conferida no sitewww.encontroempresarial.com.br

Com o tema central “A primazia da negociação coletiva”, o Encontro Empresarial também contará com Almir Pazzianotto Pinto,jurista, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho; José Pastore, professor e sociólogo; os desembargadores Flávio Allegretti de Campos Cooper e Luiz Antonio Lazarim, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) e Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. 

O Encontro Empresarial será aberto por Euclides Baraldi Libardi, presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e José Florêncio da Silva (o Bahia), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho. As duas entidades são as realizadoras do evento. José Luiz Ribeiro, secretário Estadual de Relações do Trabalho e Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba, também participarão. A organização é da Manifesta Cerimonial, com apoio da Prefeitura Municipal.  

Após a abertura oficial, William Waack falará, às 10h, sobre o cenário econômico brasileiro e internacional, com panorama futuro diante da crise política nacional. Na sequência, até 10h30, mediará um painel entre Pazzianotto e Pastore. 

Ainda no período da manhã, às 11h30, Pazzianotto e Pastore coordenarão o segundo painel do Encontro Empresarial, quandodeverão traçar, com os desembargadores do TRT15, um paralelo da relação empresários e trabalhadores. 

Após o almoço, às 14 horas, a palestra “A primazia da negociação coletiva”, por Pazzianotto, dá continuidade à programação. Com atuação em entidades sindicais e, posteriormente, na Secretaria do Trabalho de São Paulo, no Ministério do Trabalho e, sobretudo, no Tribunal Superior do Trabalho, o jurista tornou-se nome conhecido e respeitado na esfera das relações individuais e coletivas de trabalho, bem como no terreno das negociações e dissídios coletivos. 

Das 14h50 às 15h20, a terceira palestra do dia será com Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador da OIT. Para encerrar, Pazzianotto mediará mais dois painéis. Às 15h50, com representantes de empresas multinacionais convidadas e, às 16h50, entre a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), o Simespi e o Sindicato dos Metalúrgicos. 

O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, ressalta a importância do evento para o setor industrial regional. “Todas as nossas ações buscam atualizar e capacitar as empresas associadas nos mais diversos setores. O Encontro Empresarial é resultado de uma forte parceria entre importantes instituições", comenta.  

Para o secretário de Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, o objetivo do Encontro Empresarial é mostrar a importância do diálogo para que as negociações atendam as reivindicações de todos. “É uma necessidade dos empregados e dos patrões, principalmente neste momento de crise econômica”, conclui.  

PALESTRANTES: 

William Waack é jornalista e apresentador do Jornal da Globo e do GloboNews Painel - telejornal que pauta economia, política e relações internacionais - da Rede Globo de Televisão. É formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e em ciência política, sociologia e comunicação na Universidade de Mainz, na Alemanha. É autor de livros e já venceu duas vezes o Prêmio Seeso de Jornalismo. 

Almir Pazzianotto Pinto é jurista, advogado, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho. É autor de livros e de uma extensa lista de artigos publicados sobre questões trabalhistas, política e do Direito.  

José Pastore é professor, Doutor Honoris Causa em Ciência, Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA) e titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP). Também é presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio e membro da Academia Paulista de Letras. É articulista do jornal O Estado de S. Paulo. 

Flávio Allegretti de Campos Cooper é desembargador e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15). Diplomou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outras funções, em 2015 foi designado Gestor Regional para Erradicação do Trabalho Infantil na 15ª Região. 

Luiz Antonio Lazarim é desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, diplomou-se Bacharel em Direito pela Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba -, em 1974 (1ª Turma), especializando-se em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho em 1976. Por mais de 20 anos atuou em atividades do setor privado, em diversas áreas envolvendo relações trabalhistas, sendo que, nos últimos 10 anos militou como advogado na Justiça do Trabalho. 

Paulo Sérgio Muçouçah é coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil desde 2008, sendo responsável pela elaboração e implementação de diversos projetos de cooperação técnica na área sócio ambiental. Também é sociólogo formado pela USP.

Programação - Encontro Empresarial (Piracicaba – SP)

18/05/2016 – Engenho Central, das 9 às 17h

Abertura oficial

Euclides Baraldi Libardi (Presidente do Simespi)

José Florêncio da Silva – Bahia (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba)

José Luiz Ribeiro (Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho)

Gabriel Ferrato (prefeito de Piracicaba)

9 horas

Palestra 1

William Waack - “Cenário Econômico Brasileiro e Internacional”

10 horas

Painel de discussão 1

Mediado pelo jornalista William Waack entre Almir Pazzianotto Pinto e José Pastore

10h30

Painel de discussão 2

Mediado por Almir Pazzianotto Pinto e José Pastore entre desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT15)

11h30

Palestra 2

Almir Pazzianotto Pinto

“A Primazia da Negociação Coletiva”

14 horas

Palestra 3

Paulo Sérgio Muçouçah, da Organização Internacional do Trabalho

14h50 às 15h20

Painel de discussão 3

Mediado por Almir Pazzianotto entre representantes de empresas multinacionais

15h50

Painel de discussão 4

Mediado por Almir Pazzianotto entre

Acipi, Simespi e Sindicato dos Metalúrgicos

16h50

O Encontro Empresarial terá tradução simultânea em coreano

Serviço:

Encontro Empresarial

Tema: “A Primazia da Convenção Coletiva”

Data/horário: 18/05/2016, das 9h às 17h

Local: Teatro Erotides de Campos -  Engenho Central de Piracicaba (SP)

Av. Maurice Allain, 454 -  Vila Rezende

Realização: Simespi e Sindicato dos Metalúrgicos

Organização: Manifesta Cerimonial

Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Patrocínios já confirmados: Hyundai, ArcelorMittal, Requiph, Bru Serv, Sicoob Metalcred Cooperativa de Crédito, NG Metalúrgica,Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e UseCred

Site: www.encontroempresarial.com.br

#Evento exclusivo para convidados

Programação sujeita à alteração

Voltar