INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional
noiva

Mostra faz ‘tour’ pelo universo das plantas aquáticas no Museu Luiz de Queiroz em Piracicaba

O Museu Luiz de Queiroz recebe a mostra “O Universo das Plantas Aquáticas” até o final de julho na Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP). A ideia é que os visitantes possam fazer um caminho de conscientização ecológica e ambientação pelo universo das plantas aquáticas a partir de imagens, literatura, folclore e material didático. A entrada é gratuita.
O itinerário começa com uma sala que trabalha com conceitos de ecologia, apresentação dos biomas brasileiros e introdução à limnologia, uma especialidade da biologia que estuda as águas interiores, presentes em lagos, rios e reservatórios e sua relação com as comunidades bióticas.
No setor, os visitantes têm contato com painéis e espécies de plantas que, mesmo com água, podem ser cultivadas em vasos, além de fontes de água corrente, para passar a ideia de contato com a natureza. Entre painéis, fotografias, ilustrações, artefatos decorativos, artesanato e bibliografia, mais de 200 itens envolvem o visitante neste universo a partir da literatura, da ciência, das lendas do folclore brasileiro, da ornitologia e da arte.
 
Além de parte do material do acervo do Hidrofitotério da Esalq e da equipe do museu, dois ornitólogos, um escritor, uma ilustradora, uma paisagista e duas artesãs reuniram parte da sua produção para enriquecer os aspectos visuais e afetivos das salas temáticas. Um exemplo são os painéis que retratam as lendas da Iara, da Vitória Régia e da Noiva do Rio, que são acompanhados de bonecas de pano que descrevem a relação do folclore brasileiro com as plantas e as águas dos rios.
 
Peças confeccionadas com taboa, ilustrações e aquarelas de aves que mantêm relação direta com rios do Pantanal e de outras regiões banhadas por água doce no país também compõem a mostra, que apresenta e destaca o papel social das plantas aquáticas, a partir de seu caráter medicinal, alimentício e artesanal.
 
 
Serviço
 
O quê: Mostra “O Universo das Plantas Aquáticas”
 
Quando: até 31 de julho
 
Onde: Museu Luiz de Queiroz, na Esalq-USP
 
Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 em Piracicaba
 
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.
 
Quanto: entrada gratuita
 
Mais informações: (19) 3429-4305
 

Foto: Esalq-USP/Divulgação

FONTE: G1 Piracicaba

Voltar