INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional
noiva

Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba inicia 2018 com variação negativa de 1,24%

CV-P inicia 2018 com variação negativa de 1,24%

Índice volta a registrar variação negativa após cinco meses consecutivos de alta

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba), levantamento realizado pelo Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), referente a janeiro/18 registrou variação negativa de 1,24%.

O percentual é resultado da comparação com dezembro do ano passado. Nesta análise, o índice passou de 123,33 para 121,81 de um mês para o outro.

O índice volta a apresentar variação negativa, após alta por cinco meses consecutivos em 2017 (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). Conforme a análise, o ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia, e às suas vendas no mês, no entanto, registrou um aumento de 3,35% no período. O ICA subiu de 141,27 pontos em dezembro para 146,00 em janeiro. Já o sub-índice de vendas atuais também apontou retração de 0,56%, o que mostra, conforme o levantamento, uma diminuição das expectativas das vendas por parte dos lojistas piracicabanos no âmbito da economia local.

O ICV-P visa divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

BOLETIM – A análise aponta também que, na publicação de 2 de fevereiro de 2018 do Boletim Focus - Relatório de Mercado, publicado pelo Banco Central, há uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em torno de 2,70% em 2017, valor maior do que o esperado na semana anterior, enquanto que a expectativa para a taxa de inflação caiu para 3,94% para o ano corrente, apresentando uma redução quando comparada à expectativa do mês anterior à pesquisa. Para a produção industrial, o Relatório Focus apresenta, na edição mais recente, a expectativa de crescimento era de3,35% em 2018, maior que o valor esperado na semana anterior.


Para o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, apesar de haver expectativa de crescimento, o fato de o índice ter apresentado variação negativa no primeiro mês de 2018, reflete ainda a sensação de insegurança para este ano. “Como já apontamos em outras ocasiões, os empresários terão um ano complicado pela frente. São diversos eventos (feriados prolongados, Copa do Mundo e eleições), que deverão influenciar nas vendas. Também o início do ano é um momento em que as pessoas ‘seguram’ gastos, devido aos que já possuem, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrícula escolar, entre outros. De qualquer forma, a expectativa de crescimento do PIB, queda da inflação e crescimento em geral do país, possibilitam esperança para os próximos meses”, aponta. 

A coordenadora do ICV-P, na Esalq/USP, Milena La Rubia não desconsiderou a queda na confiança entre dezembro/2017 e janeiro deste ano, mas enfatizou o aumento do índice em janeiro, comparado com o mesmo mês do ano de 2017. "Com a pesquisa desse mês, foi possível observar que as vendas de janeiro de 2018, em comparação com o mesmo mês de 2017, foi maior, mostrando que a economia teve crescimento, apesar de tímida. Isso refletiu na expectativa do comerciante piracicabano para o aumento das vendas no ano de 2018”, avalia.

SEGMENTOS – Alguns segmentos, na contramão da análise, apresentaram variação positiva neste período. Habitação, por exemplo, teve aumento de 1,49% na expectativa captada pelo índice geral do segmentoVestuário também apresentou um aumento de 1,85%, quando comparado ao mês anterior. De outro lado, o índice geral de Higiene e Cuidados Pessoais teve variação negativa de 3,81%, e no setor de Alimentação, o índice geral apresentou uma queda de 5,27% no mesmo período analisado.

SERVIÇO – Outras informações sobre o índice, com a equipe do Índice de Confiança – EJEA pelo e-mail: icv.piracicaba@gmail.com

Voltar