INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional

Sebrae-SP e Acipi recebem inscrições para projeto de empreendedorismo

Sebrae-SP e Acipi recebem inscrições para projeto de empreendedorismo

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) estão recebendo inscrições para o Projeto Empreender, que beneficiará micro e pequenas empresas da cidade. O lançamento ocorrerá na segunda-feira (31/03), às 19h30, no auditório da Acipi e contará com a palestra “Projeto Empreender: a troca de ideias que auxilia empresários”. A participação é gratuita e aberta ao público. Pessoas interessadas devem ligar para (19) 3417-1766, ramal 717, ou enviarem e-mail para empreender@acipi.com.br

O Projeto Empreender é desenvolvido pelo Sebrae Nacional e aplicado por meio de convênio com o Sebrae-SP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A parceria favorecerá mais de 60 cidades do Estado de São Paulo. Em Piracicaba, a expectativa é atender micro e pequenas empresas durante dois anos.

Realizado a partir de núcleos setoriais para discussão de problemas e soluções comuns que ajudem a fomentar a economia e melhorar a gestão de negócios, os primeiros segmentos a serem contemplados serão beleza, construção civil e confecção.

“Para praticar o conceito máximo do associativismo, não poderia ter instituição melhor que a Acipi, que, além de trazer esse conceito em seu próprio nome, alcançou o primeiro lugar na classificação de mais de 70 associações que responderam ao edital divulgado pelo Sebrae-SP", afirma Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba.

Para participar, a Acipi, conforme determina o edital, foi avaliada em etapas que a credenciaram para executar projetos nos núcleos setoriais de beleza, construção civil e confecção. De acordo com a demanda, o atendimento também contemplará outros segmentos, como papelarias e o bairro Santa Olímpia, com um núcleo multisetorial.

Os núcleos setoriais são formados com o mínimo de 10 empresas de um mesmo seguimento e durante as reuniões contam com a orientação de um moderador/agente de desenvolvimento, que os auxilia na identificação de problemas, de necessidades, na troca de informações, experiências e na busca de soluções em conjunto. O objetivo deste trabalho é o de contribuir para a quebra do isolamento das micro e pequenas empresas, promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio, além de incentivar o desenvolvimento organizacional das associações comerciais.

O gerente do escritório do Sebrae-SP em Piracicaba explica que “o Projeto Empreender é uma ótima solução para fortalecimento e sucesso das  micro e pequenas empresas. Por meio do agrupamento em núcleos setoriais podemos perceber que várias necessidades são comuns a todas”. 

Ribeiro também comenta que “a busca por qualificação da mão de obra, estratégias conjuntas de marketing, ganho pela escala em compras conjuntas, acesso ao conhecimento, capacitação do próprio empresário e muitas outras ações são objetivos deste projeto. Outra importante ferramenta é a percepção de que as empresas do mesmo setor podem se tornar ótimas parceiras, inclusive crescendo juntas”, finaliza.

Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, a parceria com o Sebrae-SP fortalece ainda mais os interesses em ajudar os empresários piracicabanos. “O Empreender será a grande oportunidade para abrir novas relações comercias e contribuir para soluções a partir do associativismo, proporcionando o desenvolvimento das empresas e a melhoria na gestão de negócios”.

No Estado de São Paulo, o Empreender atua em setores prioritários do comércio (vestuário, material de construção, autopeças, mini-mercados, óticas, franquias, e-commerce e venda porta a porta); Serviços (alimentação fora do lar, dentistas, lavanderias, beleza, tecnologia da informação, meios de hospedagem, turismo, oficinas mecânicas); Indústria (vestuário -têxtil e confecção, gráficas, construção civil, alimentos, serralheria, eletro eletrônica e metal mecânica) e também no agronegócio (pecuária leiteira, olericultura, fruticultura, cafeicultura, heveicultura, cana de açúcar e mel).

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do Projeto Empreender

Data/horário: 31 de março de 2014, às 19h30

Local: Acipi (rua do Rosário, 700 – Centro)

Realização: Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba em parceria com a Acipi

Inscrições gratuitas: (19) 3417-1766, ramal 717, ou pelo e-mail: empreender@acipi.com.br

# Evento aberto ao público

Voltar