INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional

[SESC] Oficina - Cenografia em cena

Vencedor do prêmio Shell, Rogério Tarifa, ministra oficina de cenografia no Sesc Piracicaba
Atividade integra ações em comemoração aos 30 anos da Cia Andaime Teatro Unimep e necessita de inscrições pelo Portal Sesc SP.

 

A programação especial em comemoração aos 30 anos de existência da Cia Andaime de Teatro traz oficina de Cenografia em Cena, com Rogério Tarifa, da Cia São Jorge de Variedades. Para participar da oficina, que tem enfoque no teatro de rua e acontecem nos dias 24 e 25/6, às 19h e às 9h30, respectivamente, é necessário enviar currículo artístico resumido em inscrição feita somente pelo Portal Sesc SP. E no dia 26/6, a Cia Andaime de Teatro encena “Coração dos Teatros Rodantes” na Praça do Sesc, a partir das 15h. A participação nessas atividades é gratuita.

 

A peça “Coração dos Teatros Rodantes”, que tem direção do Rogério Tarifa, foi desenvolvida a partir de estudo do livro/texto “Kafka e a boneca viajante” de Jordi Fabra i Sierra, com dramaturgia do mestre Ilo Krugli e desvela a profundidade revelada de maneira simples, na experiência de uma criança e um brinquedo. Com essa encenação, o Andaime busca instalar o lugar da palavra nas praças e parques públicos com o objetivo de restabelecer o diálogo entre artistas e público no espaço que é, de origem, destinado ao encontro. A montagem contou com apoio do ProAC 2011 da Secretaria de Estado da Cultura.

 

VÍDEO:

Coração dos Teatros Rodantes: https://www.youtube.com/watch?v=KHbzmgavSj4


Sobre o diretor Rogério Tarifa

É integrante da Cia São Jorge de Variedades e da Cia do Tijolo. Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD-ECA-USP), está na “São Jorge” há 12 anos e exerce as funções de ator, diretor, diretor de arte, iluminador, dramaturgo e editor do Fanzine São Jorges.

Já dirigiu o espetáculo “O Santo Guerreio e o Herói Desajustado” que ganhou o prêmio Shell de melhor figurino e participou do projeto palco Giratório do Sesc viajando por 11 estados brasileiros. Na Cia do Tijolo, na qual é um dos fundadores, dirigiu o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô que ganhou o prêmio Shell de melhor música e foi indicado na categoria especial no mesmo ano. Em 2013, estreou com o Tijolo, a peça “Cantata para um bastidor de utopias” de sua autoria, direção e cenografia com a qual ganhou o prêmio Shell. Em 2014, estreou com a Cia São Jorge, a peça infantil “São Jorge menino” com dramaturgia de Ilo Krugli.

 

Sobre o Andaime Teatro Unimep

Foi fundado em março de 1986 e se consolidou como importante produtor cultural do interior paulista. Em 30 anos de história teve 14 peças encenadas, ultrapassando as 500 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de sete Estados diferentes, atingindo um público superior a 170 mil espectadores.

O grupo recebeu 120 prêmios, destacando-se 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, além de um prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe Pára”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”.

Em 2006, o Andaime realizou uma turnê por estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”, sendo quatro apresentações nos EUA. Recentemente o grupo firmou parceria com a Cia Contraponto de São Paulo e Coletivo Cascina Barà da Itália para a montagem da peça “O Anjo da história” com direção do italiano Pietro Floridia.

* Oficina - Cenografia em cena: 24/6, sexta, 19h | 25/6, sábado, 9h30. Inscrições clique aqui!
* Espetáculo - Coração dos Teatros Rodantes: 26/6, domingo, 15h.

Sesc Piracicaba - Rua Ipiranga, 155 - Centro. 

Voltar