INFORBUSINESS - Compartilhando o seu desenvolvimento profissional

[Unimep] Pesquisa sobre Reciclagem

A Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) da Unimep e a prefeitura de Piracicaba assinaram convênio para a realização de um projeto de pesquisa que tem como proposta levantar dados que comprovem como ocorre a reciclagem (ferros, lubrificantes, papelão, vidro,  entre outros) em empresas de Piracicaba. Com o trabalho, pode-se ter conhecimento de grande parte dos recicláveis que passam pela cidade, dos mais diversos ramos de atividades, desde envolvendo multinacionais de pequeno porte a  organizações sem fins lucrativos. 

Ao todo, foram levantados 333 empreendimentos, dos quais 78 apresentaram dados suficientes para realizar a pesquisa. Entre os resultados obtidos descobriu-se que Piracicaba recicla ou reaproveita cerca de 12 milhões de toneladas/ano de material ferroso; 43 milhões de litros/ano de lubrificantes; 30,7 mil toneladas/ano de papel e papelão; 20,8 mil toneladas/ano de vidro; 4,8 mil toneladas/ano de areia de fundição. Desses materiais nem todos são gerados na cidade, alguns chegam prontos para serem reciclados. 

O trabalho é uma iniciativa das pesquisadoras e professoras do Centro de Estudo e Pesquisa em Administração (Cepa) da Unimep, Ana Maria Carrão (também coordenadora do Cepa) e Maria Imaculada Montebelo, coordenadora da área de métodos quantitativos da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza (Facen). Também participou o bolsista Ricardo de Souza, aluno do 3º semestre do cursos de administração. 

“Foi uma experiência única. Trabalhar com profissionais de renome ciente da importância do projeto e ter contato com as convergências entre o mundo organizacional e o acadêmico são alguns dos pontos imprescindíveis que destaco para a formação de um bom profissional”, afirma o estudante. 

Confira na íntegra, aqui.

Voltar